Prometa coisas a si mesma que poderá cumprir!

Cumprir alguns desafios que a gente inventa torna-se um peso. Por vezes, nós, mulheres, temos a teimosia de nos impor coisas absurdas. Que não poderemos cumprir, nem no melhor sonho. Isso é bem comum nas viradas de ano. Onde as pessoas fazem até listas de coisas a realizar pro próximo ano. Não sei se gostam do desafio do impossível que nunca será atingido ou se acabam se permitindo ao calor da emoção. Seja por um ou pelo outro, é necessário avaliar o que prometemos a nós mesmas.

Não se martirize com promessas que não poderá cumprir. A vida, sendo amarga, em boa parte do nosso caminho; já trata de nos colocar pra baixo o suficiente pra que tenhamos mais essa tarefa a fazer. Sem falar que mensalmente somos bombardeadas com emoções que nossos hormônios, alterados pela TPM, acabam causando uma bad terrível. E além de tudo isso, é muito injusto consigo mesma, prometer coisas que não vai cumprir. Dá aquela sensação de impotência, de sermos inúteis. Isso é desnecessário.

Exemplos de promessas impossíveis de cumprir são aquelas que você, ao pensar sobre, já tem a clara ideia de que não conseguirá. Uma mulher que lê 5 livros por ano, poderá ler 6, num máximo, com muito esforço, 7. Mas 10 fica complicado. Pois, uma vez que ela custa a ler 5, ao prometer a si mesma que vai ler 10, cria algo impossível de cumprir. Já uma mulher que precisa emagrecer e não tem problemas de saúde que a impeçam de realizar isso, com acompanhamento de nutricionista e reeducação alimentar, consegue eliminar cerca de 3 quilos por mês. Entende a diferença?

E sim, o emagrecer era impossível até a mulher – que não tem problemas de saúde para tal – tentar. Até ela mudar atitudes e hábitos alimentares. Agora, se ela lê 5 livros em 1 ano, prometer a si mesma que vai ler 10, é complicado. Usei exemplo de livros, mas pode ser colocar propósitos como comprar carro, casa em x tempo; sem fazer cálculos. Fazendo cálculos já é difícil cumprir. Sem fazer, assim só na ilusão de que vai dar certo, é algo que pode gerar grande instabilidade emocional, tristeza e baixa estima.

Eu mesma, já coloquei desafios pra mim, que me tiraram a paz! Isso é auto sabotagem. Não estou dizendo que você não deva acreditar no que ainda não vê. Só estou pedindo pra ser gentil consigo mesma e medir o que vai impor a você como desafio. Temos a mania de complicar as coisas e precisamos nos livrar disso. Que tal, fazer desafios a si mesma como: andar de bicicleta ao menos uma vez por mês? Que tal se desafiar a ficar mais bonita? Que tal algo que possa cumprir, como sair com as amigas e não encostar no celular? Ou pode ser também, fazer alguma ação social ao longo do ano.

Existem várias coisas que você pode fazer e que só não faz por não ter como objetivo a tal atitude. Então avalie o que vai prometer a si mesma. Não seja tão dura consigo mesma.