Hoje é dia do rock, bebê: 13 músicas que eu amo!

Precisava nem falar mais nada: dia do rock! Pode subir o som aí! Se tem algo que eu amo nessa vida é música! E rock, se não for daqueles que o povo fica gritando ao microfone, me cai bem, obrigada.

Cresci ouvindo coisa boa. Dentre elas:

Beatles, Titãs, Legião, Zélia Duncan, Capital, Rolling Stones, Paralamas, Rita Lee, CPM 22, Charlie Brown, Pitty, Cazuza, U2, Kid Abelha, Engenheiros, Raul Seixas.

Eita, tem bandas aí que o povo mais novo nem sabe quem são. Como dizem: entreguei a idade! E se eu continuar aqui falando o que eu amo ouvir quando é pra falar de rock, o artigo vai ser a lista inteira.

Graças a Deus, fui bem-criada. Vejo crianças ouvindo tanta porcaria por aí. Tive a sorte de ouvir coisa boa na infância. O gosto musical ficou refinado. Gosto até de música clássica, sou apaixonada por MPB, mas hoje é dia do rock, povo!

Talvez até seja por isso, que ao ouvir “música” ruim, me irrito. É que quem foi criada ouvindo música de qualidade, quando ouve algo sem letra, com uma batida enjoativa, não tem como aturar mesmo.

 

Separei 13 músicas pra esse dia do rock e deixei os vídeos pra você dar play:

 

1. Mulher de Fases – Capital Inicial

Nada melhor pra abrir esse artigo do dia do rock aqui no blog. Eu sei que é dos Raimundos, mas na voz do Dinho e o som que o Capital fez nela, ficou melhor. Sorry, fãs dos Raimundos!

“Mulher ruim! Jogou minhas coisa fora! Disse que eu sua cama eu num durmo mais não!”

 

 

2. Catedral – Renato Russo e Zélia Duncan

Meldels! Para tudo! Que dueto esses dois. Cantei muito essa música na adolescência achando que sabia inglês. O sotaque e a pronúncia do Renato Russo é um bafho!

“I am tired! I want all that you are!”

 

 

3. Me adora – Pitty

Nesse artigo, já tinha mencionado essa diva do rock nacional. A Pitty é fodah. E quem fala mal dela, que fale longe de mim, obrigada!

“Não espere eu ir embora pra perceber, que você me adora! Me acha fodah!”

 

 

4.Um dia a gente se encontra – Charlie Brown Jr.

Tá aí um cara que fazia uma sonzera bem boa de se ouvir. Não seu tempo de ir à show dele, mas a admiração aqui continua.

“Então vamos viver! Um dia a gente se encontra!”

 

 

5. Erva Venenosa – Rita Lee

Meldels! Socorro nessa música! Empoderadora até na tampa. Rita Lee foi uma visionária pra época dela. Eu amo as músicas dela!

“Detesta todo mundo. Não pára um segundo. Fazer maldade é seu ideal!”

 

 

6. Eu nasci há dez mil anos atrás – Raul Seixas

Era criança ainda quando ouvi isso e gostei. Aí fui conhecendo as músicas desse mostro do rock e não parei mais de ouvir.

“Eu vi o sangue que corria da montanha quando Hitler chamou toda a Alemanha!

Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha!”

 

 

7. Refrão de um bolero – Engenheiros do Hawaíí

Que hino dos anos 90, senhor! Essa eu toco no violão – fazendo pestana daquele jeito, não espalhem! Se você é da turminha que nasceu nos anos 2000 e curte música que preste, lhe apresento esses monstros. Esse é um som bom pra você ouvir no dia do rock, vai por mim!

“E um erro assim, tão vulgar, nos persegue a noite inteira… E quando acaba a bebedeira, ele consegue nos achar!

Num bar! Com um vinho barato, um cigarro no cinzeiro e uma cara embriagada no espelho do banheiro…”

 

 

8 . Sutilmente – Skank e Nando Reis

Sabem a história dessa música? Nesse vídeo o Nando conta! Que música linda! Que letra, que melodia, creindeuspai! Pode dar o play e subir o som, faz favor!

“E quando eu estiver triste, simplesmente me abrace.  E quando eu estiver louco, subitamente se afaste.

E quando eu estiver bobo, sutilmente disfarce.  Mas quando eu estiver morto, suplico que não me mate, não!”

 

 

9. Beautiful Day– U2

Que som, povo, tá doido! O começo: “ton, ton, ton” é de pirar. Não tô maluca, é que quando a gente aprende a tocar violão, mesmo que não faça pestana como eu – abafe the case! A gente aprende a sentir o som da música. Então vira um conjunto: letra, melodia, cada som de cada instrumento. É sensacional!

Sabe aquela música que quando toca, você pensa “hoje uma ciosa muito boa vai acontecer”? A minha música é essa:

“It’s a beautiful day! Sky falls, you feel like… It’s a beautiful day! Don’t let it get away…”

 

 

10. Brasil – Cazuza e Gal Costa

Música boa pros dias nojentos atuais da política brasileira. No dia do rock fica aqui o meu protesto! Eu quero ver mesmo, quem paga pra gente ficar assim!

“Não me convidaram pra essa festa pobre, que os homens armaram pra me convencer! A pagar sem ver, toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer!”

 

 

11. Que país é esse – Legião Urbana

Atualidade do Brasil no momento: piada no exterior! A reunião do G20 que o diga! Essa música, coloquei pra tocar no último volume na festa dos meus 22 anos. Ah… Essa é a única introdução que sei fazer de cabeça no meu Hofma, é essa! Já sabem né: não contem isso por aí.

“Terceiro mundo, se for! Piada no exterior! Mas o Brasil vai ficar rico. Vamos faturar um milhão! Quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão…”

 

 

12. Don’t Let Me Down – The Beatles

Impossível falar em rock e não falar em Beatles! Adoro, canto junto os refrões que eu sei – ahahahahaha e aumento o volume! Muito bom!

“Don’t let me down, Don’t let me down. Don’t let me down, Don’t let me down.

And from the first time that she really done me. Oooo she done me… She done me good.”

 

 

13. Satisfaction – Rolling Stones

Pra fechar com chave de ouro, eles! Que sonzera arrasadora, gente! Adoro eles, letras lindas, som inigualável. Eles arrasam demais! Pronto, acabou, pra não cansar vocês, fico por aqui com essa lista.

“I can’t get no satisfaction! I can’t get no satisfaction!…”

 

 

E aí, você gostou? Nada mais justo que 13 músicas que eu amo nesse dia do rock, certo?! Eu amei fazer essa lista, vocês não imaginam o quanto! Foi uma boa viagem no tempo através da música.