Como se desligar antes de terminar um relacionamento e sofrer menos

Terminar o relacionamento quando essa saída é vista como a melhor, é menos doloroso, se antes de acabar, você conseguir se desligar. Muitas mulheres terminam relacionamentos e voltam. Precisam se desligar antes de terminar.

Às vezes a gente enfia na cabeça que “melhor com ele, que sem ele”. Acabamos dando razão à dependência emocional. Já aviso que sou da turma “não trago seu amor de volta nem se você implorar”.

Não vale à pena terminar e voltar por 2 princípios básicos: se acabou, é por que não tem mais o que ser feito. E o pior: quando um relacionamento termina, ambos fazem o que querem, o respeito já não é mais o mesmo e podem, ao voltar, ficar com aquela dúvida “o que ele (a) fez?”.

É necessário ter em mente que relacionamento com parceria, é aquele que faz bem a ambos. Têm desentendimentos, discussões, problemas? Sim! Mas apesar de tudo, faz mais rir que chorar. Traz mais felicidade que tristeza e é algo construído com amizade, respeito.

Mesmo tendo brigas, são mais sorrisos que brigas. Aquele relacionamento onde as pessoas são muito diferentes no quesito maturidade, certamente faz mal a ambos e as brigas são constantes. Isso não é saudável!

Há que se ter uma compatibilidade de gostos, forma de ver a vida, maturidade e sobretudo, atitudes. Sabe aquela coisa de “opostos se atraem”? Nem todos! Opostos causam discórdia por tudo, estão sempre brigando e o respeito só diminui.

Se você decidir terminar com alguém, por notar que não te faz bem ou por ver que ele não leva tão à sério quanto você, aí vão umas dicas para você se desligar dele antes de terminar. Isso te fará dar um tchau bem dado e único.

Te impedirá de ficar naquele vai e vem que só piora tudo e te ilude ainda mais. Homem não muda por mulher nenhuma, muda por si mesmo. Se ele mentiu uma vez, mentirá de novo, por achar que isso é “certo”. E sinto dizer, mas é inútil fazer aqueles papos baseados em listas, onde ele tem que mudar em N pontos. Ele não vai mudar: ou você se acostuma, ou termina.

As dicas para desapegar-se emocionalmente, são atitudes que eu fiz e deu certo. Pode não dar certo para você, pode dar muito certo, pode dar certo em partes. Enfim, não são regras, são dicas, ok? Então, vamos lá:

 

Dicas para se desligar dele antes de terminar:

 

1. Pare de pensar nele em tudo que faz

 Exemplo: ao comprar uma roupa, você pensa nele ou em você primeiro? Tem de pensar em você! Comprar a roupa por que você gostou. Por que você se sentiu bem nela. Por que você quis.

Depois pensar nele. Você não nasceu grudada a ele. Vamos começar a colocar isso em prática!

 

2. Comece a sair sozinha, com as amigas

Volte a viver sem a necessidade dele por perto, afinal, o seu objetivo é se desligar. Não é por estar namorando ou ter se casado que você tem que sair só com ele! Sair com as amigas te fará a ver outras possibilidades, entender que existe vida fora desse relacionamento. E o melhor te ajudará a se distrair.

3. Pare de ver as redes sociais dele

É para se desligar antes de terminar com ele, certo? Então pare de ver o que ele posta, quem comenta, quem curte, como ele se porta com os comentários. Nos primeiros dias pode ser difícil, mas seja forte. Lembre-se que você quer terminar com ele.

4. Não dê tanta importância ao que ele diz ou deixa de dizer

Ligue o botão “tanto faz!”. Ligue mesmo! Se ele ligar, se ele não ligar: tanto faz. Se ele responder à mensagem, se ele não responder à mensagem: tanto faz. Qualquer que seja a atitude dele: tanto faz!

5. Viva como se já estivesse sem ele

Mas é para viver sem se envolver com outra pessoa,combinado? Sozinha mesmo. Se você se envolver com alguém, isso seria traição e você não precisa chegar a esse ponto. Viver como se já estivesse sem ele, é viver para você, aprender a gostar da própria companhia.

Aprender a ir ao cinema com a mãe, a tia, a avó, as amigas. Viver, como se ele não existisse, é viver e fazer planos sem ele.

6. Não fique remoendo momentos

Isso é péssimo! Se você decidiu terminar, é por que ele não te faz bem. Então se mantenha firme nessa atitude de se desligar. Vale até chorar e sofrer por terminar, mas não precisa sentir medo de ficar sozinha. Outras oportunidades virão.

E vai por mim: nós, mulheres, só melhoramos em nossas escolhas amorosas!

 

Se você seguir essas dicas, estará tão desligada, que se na semana que você decidir terminar com ele, ele te dizer para olhar valores e orçar casamento, por exemplo, para você não fará diferença alguma!

Desligar-se antes de terminar, é a melhor forma de não sofrer tanto. Vai chorar, sim, provavelmente. Mas não vai querer voltar, reatar, achar que “o amor tudo perdoa”.

Pode até perdoar, mas exige respeito. E fim de relacionamento leva junto boa parte do respeito. Claro, pode haver um ou outro relacionamento que dê certo após um término. Mas o melhor, é ter o fim de um relacionamento como fim mesmo.

 

Este artigo foi feito para o site O Segredo, onde sou colunista desde fevereiro de 2016.